quarta-feira, 26 de agosto de 2009

FESTA DA MENINA MORTA


O primeiro filme de Mateus Nachtergaele consegue pertubar o mais indiferente dos telespectadores! A sua vericidade em mostrar o contidiano de uma cerimônia relogiosa pagã mostra as bases da crença humana e nossa luta por encontar seguinificado na vida diante da morte. O filme pertuba! Os elementos ou personagens são bem ligados cada qual possui um peso em cena e todos se 'precisam' para continuar existindo.

Na sinopse, disponibilizada comercialmente, fala sobre o ponto máximo da festa da menina morta. Após 20 anos comemorando o dia em que encontrou o vestido da menina e prévio o falecimento da mãe com sua posteior renascimento! Santinho, persongem de Daniel Oliveira, ver seu mundo cair quando a sua mãe ressugir. Fato que contaria sua crença de tudo saber e que A menina morta não tinha falado nada a respeito. O fato do imprevisivel assusta-o ao ponto de perceber o quanto é frágil seu mundo. Não tendo outro mundo ao qual se apegar fica com que está repetindo ano após ano os mesmos ritos! Neste filme não há personagens maus e sim momentos maus, tornando os personagens vitimas da situação: miséria social, intelectua e pouca pespectiva.


A Festa da Menina Morta (Brasil., 2009) De Matheus Nachtergaele. Roteiro de Matheus Nachtergaele e Hilton Lacerda. Com Daniel de Oliveira, Juliano Cazarré, Jackson Antunes. Cássia Kiss, Dira Paes

Nenhum comentário: