segunda-feira, 22 de março de 2010

[ Um lugar ao sol ] o privilégio economica e a sanidade mental de alguns

Documentário de Gabriel Mascaro - (2009). Neste documentário estão os depoimentos de alguns moradores de cobertura de luxuoso edifícios de alguns cidades metropolitanas do Brasil.

O documentário consome uma hora de nossas vidas para mostrar o que já sabemos: A classe alto É ALIENADA!

Nas conversas espontâneas com o entrevistador foi apareceu adolescente barbado, solitários, fóbicos, egocêntrico e até pessoas que se sentem mais próximas de Deus por estarem morando em coberturas.

Um simples apartamento mais alto transforma pessoas em suas posses. Todos os entrevistados são materialistas. Nenhum deles mencionou em trabalho social mas descreveram a vista das coberturas da guerra entre bandidos e a policia.

O que se esperar de pessoas longe do cotidiano de 99% dos brasileiros. Indivíduos que sentam na varanda de casa para ver os fogos de artifício azuis da policia com vermelho dos traficantes e sentem 'graça' disso !

O documentário mostra quem somos, quem é o 'brasil'  (sim com b minúsculo). Abre discussão ampla: desde da identidade do brasileiro até distribuição de recursos;



Alguns 'personagens' deste documentário  mostram o absurdo de uma personalidade fundamentalmente materialista, ou seja, forjada abase de capital estrangeiro: 'você é aquilo que tem'.
Um personagem teve a ousadia de comparar duas pessoas apartir de suas posse: "Alguns andam de FIAT outros andam de PEGEOT!". Como se um ser humano pudesse ser resumido a quinquilharias pereciveis.

O trabalho é a base fundamental para a dignidade humana! Mas o consumismo literamente o consome todo o respeito pela pessoa com alguma fragilidade social!


Um jovem com mais de 20 anos e menos de 30. Utiliza seu um curso universitário como um efente no curriculo. Se isola na sua cobertura comprada pelos pais "que trabalharam muito para ter tudo o que tem" e ele "quer ter a oportunidade de trabalhar muito" embora esse dia não chegue "vai vivendo de musica".

 Não quero ser rico e nem morar em uma cobertura!




Nenhum comentário: